Skip to main content

Rocha Amiga – 8ª Edição

Candidaturas encerradas

29.09 – 30.10.2025

Rocha Amiga – 8ª Edição

O curso Rocha Amiga convida os professores do Ensino Básico e Secundário a explorar a Geologia a partir das rochas que afloram nas imediações da sua escola. Para além da identificação e classificação de rochas, os formandos irão interpretar os processos geológicos associados à sua formação, integrando estes conhecimentos no ensino das Ciências Naturais.

Horário
  • consulte o detalhe
Parceiros
ECTS

2

Formato

Presencial

Regime

Pós-Laboral

Duração

25 horas

Área cientifica

Ciências da Terra

Investimento
  • Taxa de inscrição: 5€
  • Propina: 50€

Descrição do curso

Com acesso a amostras de mão, materiais informativos e kits pedagógicos, os participantes poderão enriquecer as suas aulas com recursos práticos e adaptados ao contexto local. O curso promove ainda a troca de experiências e materiais entre escolas, no âmbito da rede Rocha Amiga.

No final deste curso os formandos deverão ter adquirido as seguintes competências:

  • Conhecer os tipos de rochas que ocorrem na região onde se situa a Escola e integrá-los no contexto das matérias geológicas leccionadas ao nível do Ensino Básico e/ou Secundário
  • Conhecer o enquadramento geológico da região onde se situa a Escola (e.g. processos de geodinâmica interna e/ou externa envolvidos na génese das rochas aflorantes), a geomorfologia, os recursos geológicos e respetivo aproveitamento económico, os ecossistemas dos quais constitui suporte físico, entre outros, no sentido de complementar e enriquecer o pacote informativo associado às rochas da região, a disponibilizar no âmbito da rede Rocha Amiga
  • Ver para além das rochas. Pretende-se que o formando seja capaz, não só de identificar e classificar uma rocha, mas também reconhecer a sua fácies, tendo em vista interpretar as suas condições de formação e o seu contexto geológico
  • As rochas como indicadoras de processos geológicos. Pretende-se que o formando seja capaz, para além da identificação da rocha, de interpretar os processos geológicos envolvidos na sua génese
  • Tendo por base a seleção de uma dezena de rochas representativas da Geologia de Portugal, incluíndo as rochas que afloram nas imediações da Escola, ser capaz de descrever o conjunto de processos geológicos que as relacionem entre si, ilustrando um possível subciclo do Ciclo Petrogenético ou a história geológica duma região

Em termos de materiais didáticos pretende-se que cada participante obtenha:

  1. Um conjunto de exemplares em amostra de mão e respetivo pacote informativo complementar sobre as rochas que afloram nas vizinhanças da Escola, tendo em vista ulteriores trocas no âmbito da rede Rocha Amiga
  2. Um kit pedagógico tendo por base exemplares de amostra de mão, representativos da diversidade geológica da região da Grande Lisboa (ou de uma área mais vasta, função da proveniência dos professores participantes, no limite, de Portugal continental e insular)
  3. Kits pedagógicos ilustrativos de subciclos do Ciclo Petrogenético, desenvolvido pedagogicamente sob a forma de um jogo (Jogo das Rochas e/ou dos Seixos)

Professores do Ensino Básico (3º Ciclo) e Secundário, grupos de docência 230, 420 e 520.

Este curso está acreditado pelo CCPFC, com 1 crédito, para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 230, 420 e 520.

Critérios de seleção das candidaturas:

  1. Tempo de serviço (dias) – prioridade para as candidaturas com mais tempo de serviço
  2. Data de candidatura – em caso de empate no critério 1), será dada prioridade à candidatura recebida em primeiro lugar

O Curso de formação será estruturado de modo a repartir as horas destinadas às sessões presenciais conjuntas entre sessões de gabinete e de campo. Decorrerá alternando momentos de discussão conceptual e de trabalho autónomo ou cooperativo, de formulação de propostas de processos e de materiais didáticos, a utilizar posteriormente pelos formandos nas suas próprias aulas.

Conteúdos a abordar

Estes conteúdos serão abordados nas sessões presencias conjuntas, do ponto de vista conceptual e a aplicar na delineação de novos meios de utilizar as rochas em contexto de sala de aula, de afloramento ou de atividades pedagógicas complementares (e.g. Clubes de Ciência; atividades escolares culturais interdisciplinares).

1ª Sessão – Apresentação e discussão dos objectivos essenciais da Ação Rocha Amiga

  • Identificação do substrato geológico onde a Escola se insere
  • Conhecimento do enquadramento geológico da região onde a Escola se insere
  • Criação de coleções pedagógicas de rochas com conteúdo informativo acrescido
  • Novas estratégias de ensino de conceitos básicos da Geologia tendo por base rochas em amostra de mão

2ª Sessão – Sessão teórico-prática de revisão e atualização de conceitos e critérios de classificação de rochas em amostra de mão

  • Apresentação de exemplos de conteúdos informativos associados aos vários tipos de rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas
  • Processos geológicos envolvidos na formação (magmatismo, diagénese), alteração (meteorização) e transformação (metamorfismo) de rochas

3ª Sessão – Sessão de análise laboratorial de rochas em amostra de mão

  • Importância do uso do ácido clorídrico enquanto ferramenta de campo
  • As rochas enquanto portadoras de informação geológica (processos geodinâmicos envolvidos; interpretação paleoambiental e/ou estratigráfica do seu conteúdo fóssil, etc.)

4ª Sessão – Saída de campo a afloramentos na região da Grande Lisboa (a definir entre os participantes, em função da localização das Escolas onde ministram aulas) ou de Geologia Urbana (e.g. Geologia Augusta)

  • Aspetos gerais associados à identificação macroscópica em amostra de mão no terreno
  • Análise de aspetos ligados à segurança e à salvaguarda do património geológico de afloramentos

5ª Sessão – Sessão de análise laboratorial de rochas em amostra de mão

  • As rochas enquanto portadoras de informação geológica (processos geodinâmicos envolvidos, interpretação paleoambiental e/ou estratigráfica do seu conteúdo fóssil, etc.)

6ª Sessão – Saída de campo para observação de litótipos variados em litoral rico em enrocamentos e seixos (Praia de Cruz-Quebrada / Dafundo) para observação de Rochas da Região e/ou exóticas para produção de kits pedagógicos

7ª Sessão – Tendo por base a recolha de exemplares de rochas em amostra de mão, da região onde a Escola de cada um dos participantes está implantada, estes irão produzir um kit pedagógico que as inclua, no sentido de lhes conferir maior conteúdo pedagógico e maior utilidade na prática letiva da Geologia utilizando rochas em amostra de mão

8ª Sessão

  • Apresentação e discussão dos materiais produzidos pelos formandos
  • Avaliação da ação

As sessões presenciais terão cariz teórico-prático, com suporte multimédia e exemplos de kits pedagógicos com rochas, sendo a explanação dos objetivos, estratégias e conceitos basilares da Geologia acompanhados da observação, interpretação e discussão simultânea de exemplares e de situações tipo.

Para o desenvolvimento da capacidade de identificação e de interpretação de rochas e dos processos litológicos, será proporcionando aos formandos contacto direto, na sala de aula e em afloramento, com exemplares de diferentes tipos petrográficos, tendo por base a elevada geodiversidade da região da Grande Lisboa.

Serão facultados aos formandos guias-tipo e exemplos de relatórios informativos sobre rochas de Portugal, já realizados por escolas que aderiram ao projeto Rocha Amiga.

Serão realizadas saídas de campo a afloramentos, cuja acessibilidade, localização geográfica e legibilidade permitam a sua utilização na prática letiva dos participantes, como locais de observação e de interpretação geológica.

No desenvolvimento de atividades não presenciais, será facultado aos formandos apoio à distância via Internet (plataforma moodle) e correio eletrónico.

Os participantes serão encorajados a aplicar dos materiais e/ou das atividades, por eles desenvolvidos, e a comprovar a sua eficácia, nas suas próprias aulas, em conjunto com os seus alunos, sempre que possível em continuidade com as atividades levadas neste curso.

É obrigatória a presença dos alunos em, pelo menos, dois terços das aulas ministradas.

A avaliação dos formandos será realizada, fundamentalmente, com base:

  • na sua participação nas várias atividades desenvolvidas ao longo das sessões presenciais
  • na qualidade da apresentação e discussão dos projetos desenvolvidos
  • e, sobretudo, no desenvolvimento de materiais didáticos inovadores e/ou de novos meios de utilizar as rochas no ensino de temas geológicos.

A avaliação dos materiais e/ou dos meios desenvolvidos será feita de com base nos seguintes tópicos principais:

  1. rigor científico e formal
  2. inovação da abordagem
  3. aplicabilidade dos mesmos à prática pedagógica

Escala de avaliação: 0-20 valores

O presente regulamento estabelece o regime de atribuição de prémios de desempenho escolar aos formandos inscritos nos cursos de formação avançada não conferentes de grau académico coordenados pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS), no âmbito do Projeto ULisboa-EPG (Escola de Pós-Graduação da Universidade de Lisboa), ao abrigo do Programa Impulso Adultos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e durante o seu período de financiamento (até ao ano letivo de 2025/2026).

Serão atribuídos os seguintes prémios:

  1. Prémio de Desempenho Escolar A – 100 % do valor da propina
  2. Prémio de Desempenho Escolar B – 80 % do valor da propina
  3. Prémio de Desempenho Escolar C – 50 % do valor da propina
    O valor da propina a considerar terá em conta as condições especiais aplicadas ao beneficiário.

Consulte o Regulamento de Atribuição de Prémios de Desempenho Escolar – Cursos PRR da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

29 setembro, 17h30-20h
2 outubro, 17h30-20h
4 outubro, 9h-13h
6 outubro, 17h30-20h
9 outubro, 17h30-20h
11 outubro, 9h-13h
18 outubro, 9h-13h
30 outubro, 17h-20h

Coordenação pedagógica e Docentes

Coordenador
Mário Cachão
Professor Associado com Agregação Ciências ULisboa
Professor associado no Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde realizou a sua licenciatura, provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica (=mestrado), doutoramento e Agregação desde que ingressou como docente em 1985.

Os seus interesses científicos situam-se na área da Paleontologia, em particular estudos de paleoecologia e paleoceanografia quantitativa de associações de Nanofósseis calcários. Desenvolve actividade de divulgação científica e ensino não-formal de Geologia como coordenador e dinamizador do Programa Rocha Amiga.

É co-coordenador da ProGEO Portugal e consultor de Geoparques. É Coodenador do Mestrado em Ciências do Mar de Ciências ULisboa. É autor ou co-autor de cerca de uma centena publicações científicas (and counting).

Formador
Mário Cachão
Professor Associado com Agregação Ciências ULisboa
Professor associado no Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde realizou a sua licenciatura, provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica (=mestrado), doutoramento e Agregação desde que ingressou como docente em 1985.

Os seus interesses científicos situam-se na área da Paleontologia, em particular estudos de paleoecologia e paleoceanografia quantitativa de associações de Nanofósseis calcários. Desenvolve actividade de divulgação científica e ensino não-formal de Geologia como coordenador e dinamizador do Programa Rocha Amiga.

É co-coordenador da ProGEO Portugal e consultor de Geoparques. É Coodenador do Mestrado em Ciências do Mar de Ciências ULisboa. É autor ou co-autor de cerca de uma centena publicações científicas (and counting).

FAQs

Que tipo de formação é oferecida (cursos, workshops, programas de curta/média duração)?

A oferta formativa da comCiências engloba cursos de diversas durações e formatos. Além dos cursos, pode ainda englobar eventos e workshops, sempre como parte integrante de um projeto de formação.

Quais são as áreas científicas disponíveis?

Genericamente, as áreas científicas cobertas englobam-se na Oferta Formativa de Ciências, podendo cruzar com outras áreas sempre que necessário.

Quem são os docentes/formadores (perfil científico/profissional)?

O corpo docente é maioritariamente constituído por professores de Ciências. Adicionalmente, sempre que necessário e com validação pedagógica de Ciências, teremos formadores externos, com especificidades únicas e/ou prática de mercado.

Estes cursos dão direito a algum grau académico?

Estes cursos são não conferentes de grau, o que significa que são cursos de formação avançada para profissionais e empresas, que não conferem grau académico.

Os cursos conferem ECTs?

Alguns cursos da Oferta Formativa conferem ECTs, o Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos. Nesses casos, a informação encontra-se na página individual do curso.

Há flexibilidade para escolher módulos em diferentes áreas?

De um modo geral, os cursos são pensados como um todo, não sendo possível a seleção de módulos ou unidades curriculares de forma isolada.

Há programas em inglês ou só em português?

A oferta formativa tem habitualmente cursos em português. Alguns cursos podem ter aulas em inglês – essa informação encontra-se na página de cada curso.

Qual é a duração de cada curso?

Os cursos têm durações variadas, desde 14h a mais de 300h. O detalhe de cada curso encontra-se na página respetiva.

O horário é compatível com atividade profissional?

No caso de cursos com horário pós-laboral, a funcionar após as 17h30 ou aos sábados, será compatível com um horário tradicional.

O formato é presencial, online ou híbrido?

Temos as várias opções, dependendo do curso em causa. Também poderá ser abordado junto do coordenador/professor a possibilidade de assistir remotamente a sessões presenciais.

Quando o curso é presencial, onde são as sessões?

As sessões presenciais acontecem geralmente nas instalações de Ciências, no Campo Grande, em Lisboa. Pode acontecer algumas sessões terem lugar noutro local, estando essa informação na página individual do curso.

Quando o curso tem sessões online, qual a plataforma usada?

A plataforma dependerá de cada coordenador/professor, mas genericamente usam-se o Zoom ou o Microsoft Teams.

Quem pode candidatar-se a estes cursos?

O perfil de candidato é definido em cada curso, podendo exigir uma determinada habilitação académica ou conhecimentos específicos.

Como e quando me posso candidatar?

Os cursos vão tendo edições abertas, sendo indicadas as datas do curso e a data limite de candidatura.

A candidatura é sempre feita na página online do curso, acedendo à área respetiva e preenchendo as informações. De seguida, é enviado um email com indicações dedicadas a cada curso.

Que documentos são necessários para a candidatura?

A candidatura online não requer documentos. Caso o curso defina uma habilitação académica específica, será pedido o certificado de habilitações e, noutros casos, pode ser pedido o CV.

Existe taxa de candidatura?

Não existe qualquer valor associado a uma candidatura. Só depois da candidatura ser aceite (quer pelo formando quer pela comCiências), é feita a inscrição, que tem uma taxa de 5€.

Qual a diferença entre candidatura e inscrição?

A candidatura é uma intenção de frequência do curso. A mesma pode ter de ser avaliada pelo formador/docente/coordenador, para garantir que cumpre determinados pré-requisitos. Mediante aceitação da candidatura, é efetuada a inscrição pela comCiências, tratando-se já de um processo administrativo de registo do formando no sistema académico, emissão de fatura, etc.

Posso candidatar-me a mais do que um curso?

Os cursos são independentes, pelo que poderá frequentar os que pretender.

Qual é o processo de seleção de candidatura?

O processo de seleção dependerá de cada curso, não havendo um processo geral aplicável a toda a oferta formativa.

Poderá ser o tempo de serviço, no caso dos cursos para professores, a detenção de um grau académico numa área específica ou a experiência profissional.

Posso candidatar-me se tiver formação noutra área científica?

Dependendo do curso e dos seus requisitos, poderá ser possível frequentar um curso de uma área científica diferente daquela onde tem conhecimentos ou experiência.

Qual é o custo de inscrição/propina?

A taxa de inscrição é de 5€, aplicável a todos os cursos, exceto se tal se encontrar assinalado na página individual de curso.

Existem bolsas ou descontos?

De momento não existem bolsas. Relativamente a descontos, alguns cursos têm desconto para alunos ou antigos alunos de Ciências, para parceiros ou para antigos alunos da Universidade de Lisboa. Essa informação encontra-se detalhada na página individual do curso.

Posso pagar em prestações?

Dependendo do valor, pode ser aprovado um plano de pagamento faseado. Esse detalhe encontra-se na página individual do curso.

Como posso fazer o pagamento da propina e taxa de inscrição?

Os pagamentos são feitos através do sistema de pagamento de serviços, com referências Multibanco.

Após o pagamento, é preciso enviar o comprovativo do mesmo?

Não é necessário, pois o sistema de pagamento por referências Multibanco tem registo automático.

Quanto tempo tenho para pagar a propina e taxa de inscrição?

Após a inscrição, tem 5 dias de calendário para efetuar o pagamento. Essa informação é enviada por email, juntamente com o acesso ao sistema académico, onde pode consultar as referências Multibanco.

O que acontece se não fizer o pagamento no prazo previsto?

A partir da data limite de pagamento, começam a contar juros de mora, quer sobre a taxa de inscrição, quer sobre a propina. Essa atualização de valores é visível por consulta ao sistema académico.

Posso faltar a sessões e ter aproveitamento?

O número de faltas que pode ser dado é geralmente indicado na página individual do curso.

Posso estacionar no parque de estacionamento de Ciências?

O parque de estacionamento não está disponível para os formandos destes cursos. Na zona, existe oferta de estacionamento exterior e em parques, assim como ampla oferta de transportes públicos.

Como posso comunicar a desistência de um curso?

Pode comunicar por email para comciencias@fc.ul.pt, indicando o nome do curso e a decisão de desistir do mesmo.

Se desistir do curso, posso ser reembolsado da taxa de inscrição?

A taxa de inscrição não é reembolsável, só se aplicando quando, quer o formando quer o docente, confirmam a candidatura e se procede à inscrição.

Se desistir do curso, posso ser dispensado do pagamento da propina ou ser reembolsado, caso já tenha feito pagamento?

Caso comunique a desistência do curso antes do mesmo ter início, haverá lugar a reembolso da propina ou dispensa de pagamento da propina.

Caso o curso já tenha iniciado, se for um curso com pagamento único, será sempre devedor da propina associada. Caso seja um curso com pagamento faseado, será devedor até à data de desistência do curso.

Tenho direito à emissão de um Certificado?

Mediante aproveitamento no curso, terá direito a um Certificado individual, assinado pelo Diretor de Ciências e pelo Reitor da Universidade de Lisboa.

O Certificado é digital, sendo enviado por email após lançamento de notas e processo administrativo.

Quem posso contactar para informações gerais ou específicas de um curso?

Pode enviar email para comciencias@fc.ul.pt com a sua questão, responderemos com a máxima brevidade.

Formação para empresas

A evolução constante do mercado requer equipas sempre atualizadas.

Desenvolvemos programas de formação exclusivos e à medida, pensados para responder aos desafios concretos da sua organização.
As nossas formações abrangem diversas áreas científicas, sempre adaptadas ao setor e aos objetivos estratégicos de cada organização.

Com o apoio de FCiências.ID

comCiências
Ciências ULisboa

Campo Grande
1749-016 Lisboa Portugal
T (+351) 217 500 000
comciencias@fc.ul.pt

Se pretende subscrever a Newsletter
de Ciências, clique aqui.

© Copyright 2025. Designed and Developed by Republica.